segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Laboratório para 1º semestre de Direito
1.No final do século passado a dominação e a espoliação assumiram características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcaram o auge da hegemonia européia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar interesses imperialistas:
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a) A humilhação sofrida pela China, durante um século e meio, era algo inimaginável para os ocidentais.
b) A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente.
c) A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano.
d) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para
quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas.
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2. Os organicistas procuravam características universais da espécie humana deixando de lado as
a. particularidades
b. universalidade
c. habilidades
d. ciências naturais..
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3. Para o Darwinismo social as sociedades se modificam e se desenvolvem de forma semelhante, segundo um mesmo modelo e que tais transformações representariam sempre a passagem de um estágio inferior para outro:
a. Igual
b. Primitivo
c. Superior
d. Ancestral
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4. Entre as formulações principais do Positivismo está a que considera que as sociedades humanas passam por três estágios de evolução histórica. O primeiro é o teológico, no qual os fenômenos são apresentados como sendo produzidos pela ação de seres sobrenaturais que interferem arbitrariamente no mundo. O segundo é o metafísico, no qual os fenômenos são engendrados por forças abstratas.
O último estágio é o positivo, em que o ser humano desiste de procurar as causas íntimas dos fenômenos para, através da observação e do método científico, estabelecer as leis gerais que os regem.
Escreva um exemplo que corresponda a cada estágio.____________________________________________
5. Durante o século XIX os países europeus tiveram que lidar com civilizações organizadas sob princípios diferentes dos seus, como o politeísmo, a poligamia, formas de poder tradicionais, castas sociais sem qualquer tipo de mobilidade, economia baseada na agricultura de subsistência, no pequeno comércio local e no artesanato doméstico. Assim, tornava-se necessário organizar, sob novos moldes, as nações que conquistavam. Qual foi a justificativa usada e em que consistia?
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6. Se o homem constitui biologicamente uma espécie, o mesmo não se pode dizer das diferentes culturas que ele desenvolveu. Hoje percebemos uma comparação de culturas e o estabelecimento de elementos que julgam umas superiores às outras. Em nosso Estado, Mato Grosso, isso ocorre? Explique e exemplifique.
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7. "O amor vem por princípio, a ordem por base; O progresso é que deve vir por fim.
Desprezaste esta lei de Augusto Comte E foste ser feliz longe de mim." (Noel Rosa / Orestes Barbosa) Estes versos referem-se a uma das novas idéias espalhadas pelas classes urbanas da sociedade brasileira, no final do século XIX. Assinale a alternativa que diz respeito à filosofia mencionada nos versos:
a. Marxismo
b. Liberalismo
c. Positivismo
d. Existencialismo
e. Humanismo.
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8. Os positivistas propunham que existiriam dois movimentos na sociedade: um levaria ao progresso e o outro procuraria ajustar os indivíduos às condições estabelecidas, garantindo o melhor funcionamento da sociedade.Cite estes dois movimentos e sua aplicação ao lema da Bandeira do Brasil.
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9.O texto a seguir é de autoria do filósofo social Le Bom e foi retirado de sua obra A multidão, escrita em 1895. Leia-o e responda à questão à seguir.
“Pelo mero fato de formar parte de uma multidão organizada, um homem desce vários degraus da escala da civilização. Isolado, ele poderá ser um indivíduo cultivado; na multidão, é um bárbaro – ou seja, uma criatura que age por instinto.” (In CONH, Gabriel. Sociologia da comunicação. São Paulo: Pioneira, 1973. P. 20).
Que característica do pensamento positivista-evolucionista podem ser encontradas no texto?
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9. Qual a influência das ideias e da teoria de Darwin no pensamento sociológico positivista?
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10. O obstáculo naturalista consiste em:
A. explicar o social por referência a determinados padrões culturais;
B. dar uma explicação objetiva da realidade social;
C. dar uma explicação individual da realidade social;
D. explicar o social por referência a fatos naturais.
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11. A cultura é característica de todas as sociedades humanas.
Esta afirmação é:
A. verdadeira, porque as sociedades humanas partilham valores universais.
B. falsa, porque a cultura varia de sociedade para sociedade.
C. verdadeira, porque a cultura é um produto da vida em sociedade.
D. falsa, porque as sociedades humanas têm evoluído ao longo do tempo.
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